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Como montar um negócio de dropshipping no Brasil

  • Patrick Pelucio
  • 7 de fev. de 2023
  • 4 min de leitura

O dropshipping pode ser uma maneira barata e relativamente fácil de iniciar um negócio no Brasil. É um modelo de vendas no varejo em que você faz a venda e o fabricante ou fornecedor envia as mercadorias diretamente ao cliente.


Você não mantém estoque e suas despesas gerais são baixas. Mas, por outro lado, as margens de lucro podem ser apertadas e você tem pouco controle sobre a apresentação e a entrega. Os remetentes diretos geralmente trabalham com vários fornecedores, portanto, também pode ser complicado gerenciar todos esses relacionamentos e a burocracia em torno da importação e remessa de diferentes países.


Dropshipping – como ter sucesso?


1. Encontre um nicho

Para ter sucesso no dropshipping , você precisa ter uma vantagem de marketing. Se sua única vantagem for o preço baixo, você não durará muito. Os remetentes bem-sucedidos agregam valor. Por exemplo, se você já está estabelecido com conteúdo de resenhas de filmes de ficção científica, adicionar uma loja com produtos relacionados a filmes pode ser uma jogada inteligente. As pessoas vão comprar de você porque já valorizam a qualidade de suas avaliações; eles assumirão que sua seleção de presentes será informada da mesma forma.


Você também pode iniciar um negócio de valor agregado em torno de uma linha de produtos em que tenha um valor por meio de informações ou conselhos . À medida que a indústria de dropshipping se desenvolve, também é possível ter produtos exclusivos projetados para pedidos individuais, como camisas personalizadas, bonés, box de presentes, etc.


2. Faça pesquisas de produtos

Você deseja identificar produtos que estão crescendo em popularidade. Você pode verificar as tendências globalmente e localmente usando a ferramenta Google Trends . Procure termos de produtos que estão crescendo em popularidade onde quer que você esteja vendendo. A pesquisa de produtos da Amazon também é útil – usando as listas de "produtos mais vendidos", aprofunde-se em produtos de nicho para identificar joias escondidas.


Quando você obtiver uma pequena lista, verifique como os concorrentes estão vendendo. Há muito valor agregado? Existe espaço para selecionar ou envolver os produtos em torno de conselhos e know-how? Esses são os pontos doces a serem observados.


3. Crie sua fachada de loja

Plataformas como Shopify são voltadas para dropshipping e, se você é novo no, pode fazer sentido começar em uma plataforma pronta.


No entanto, você também pode configurar vendas diretas adicionando uma função de loja a um site padrão ou até mesmo fazendo vendas diretamente do Facebook ou plataformas como Amazon. Você pode criar seu próprio site de dropshipping estiloso e funcional usando um construtor de sites simples como o Wix.


4. Encontre seus fornecedores

Existem vários mercados e ferramentas para fornecedores de dropshipping. Esses são um bom lugar para começar, especialmente se você é novo no dropshipping. Se você tiver um site da Shopify, poderá usar o aplicativo Oberlo, que inclui fornecedores verificados e links para mercados como o Aliexpress .


Se você está segmentando um nicho específico, o Google é seu amigo. Pesquise e veja se há algum remetente especializado em sua área. Também pode valer a pena entrar em contato diretamente com os fabricantes para ver se eles considerariam fornecer um serviço de dropshipping ou se eles podem fornecer a você os principais fornecedores que poderiam fornecer esse serviço.


Você deve concordar com os termos claros com seu parceiro de dropshipping e certificar-se de ter um acordo em vigor que inclua todas as suas expectativas, incluindo o formato e os termos de pagamento.


5. Teste o serviço

Sua reputação está em jogo com qualquer remetente. Portanto, confira a confiabilidade do fornecedor com alguns pedidos de teste. Os itens a serem verificados incluem: a facilidade e a velocidade do processo de pedido, o tempo de entrega, a embalagem e a apresentação.


6. Atendimento ao cliente

No que diz respeito ao cliente, eles estão fazendo negócios com você. Isso é uma boa notícia, pois este é outro espaço onde você pode se destacar de seus concorrentes. Coloque-se no lugar dos clientes e pense em como você pode melhorar a experiência de varejo deles com você. Uma vitória fácil é garantir que você tenha informações detalhadas sobre o produto, fotos e avaliações do comprador sempre que possível.

Veja se você pode trabalhar com fornecedores para incluir algum elemento de sua própria marca na embalagem.


Você também pode criar lealdade e repetir as vendas convidando os clientes a se inscreverem para ofertas especiais e atualizações sobre novos produtos usando uma ferramenta de marketing por e-mail como o Mailchimp.


As avaliações são críticas para a confiança do cliente e para as vendas atualmente. Se você estiver usando uma das principais plataformas de vendas como Shopify, uma função de revisão será incorporada. Se estiver vendendo por meio de seu próprio site, vale a pena pensar em adicionar uma função de revisão independente.


Você também pode fornecer perguntas frequentes e, se possível, estar disponível para lidar com as perguntas dos clientes e responder prontamente a quaisquer problemas. Em um mercado de varejo competitivo, se você cuidar dos clientes, fará com que voltar à sua loja on-line seja uma decisão fácil para eles.


O dropshipping não é uma maneira fácil de obter grandes lucros, mas você pode aumentar suas chances com marketing direcionado, marca para um nicho claro e fornecimento de atendimento ao cliente fabuloso.

 
 
 

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